Blogger Widgets
            

[RESENHA] Filme- O Menino do Pijama Listrado

Olá Pessoal
Estou muito animada para contar sobre o filme que assisti esse final de semana, eu já havia lido o livro que inspirou a obra cinematográfica. Sempre fui obsecada por conhecer a história da Alemanha, por isso fiquei três anos aprendendo alemão ( três anos foram o suficiente para eu aprender o básico do básico kk), para algum dia poder conhecer esse brilhante e melancólico país, onde seu passado infelizmente deixou marcas que nem o tempo poderá apagar.
Estou falando da Segunda Guerra Mundial, o evento mais marcante do século XX, esse filme tem como cenário o interior da Alemanha, onde um subordinado de Hitler comanda um campo de concentração, para ter maior controle da missão ele decide se mudar junto com a seu filho de oito anos Bruno, sua filha mais velha e sua esposa para uma fazenda que fica localizada atrás do campo.
Toda mudança é difícil e Bruno teve que deixar seus amigos e agora sem ter com quem dividir seus brinquedos, passa maior parte do tempo no seu quarto e pela janela do cômodo descobre uma “fazenda” onde pessoas com roupas listradas trabalham dia e noite sem descanso.  Movido pela curiosidade, Bruno sai para explorar o local e se depara com um muro onde do outro lado se vê pessoas trabalhando, esse muro tem arames farpados e guardas à espreita de algum intruso. Em meio aos trabalhadores, Bruno conhece Shmuel um judeu que mora com a família na “fazenda”.
Aos poucos a amizade entre Shmuel e Bruno cresce e a inocência de Bruno em pensar que aquela é uma simples fazenda e que Shmuel está apenas passando férias com a família vai se esvaindo e abrindo a mente inocente dele para acreditar que seu pai não é apenas um homem que está servindo sua pátria, mas sim uma pessoa fria que segue ordens de seu superior sem questionar.
O drama se passa através do olhar inocente de uma criança que se depara com a fome e tristeza de seu semelhante Shmuel, uma grande amizade e um sentimento de lealdade cresce dia após dia e essa amizade se mostra presente até o final.
Esse filme é baseado na obra homônimo de John Boyne, mostra a crueldade do ser humano. A principio podemos pensar se tratar apenas de uma obra que está centrada apenas no extermínio de judeus mas percebemos que o ponto alto do filme é mostrar a amizade e o afeto entre duas crianças.



O menino de pijama listrado tem como seu pano de fundo o holocausto e a degradação do ser humano. Enquanto a família de Bruno está imersa em seus dilemas internos não deixando transparecer compaixão e altruísmo por outros seres vivos Bruno se mostra confiante em ajudar seu amigo. Um filme emocionante, de chorar realmente, um enredo fabuloso, ótimos atores mirins.O final deixa aquele vazio no peito e percebemos que muitas vezes o pior deve acontecer para mostrar até onde a maldade é capaz de chegar e que devemos acordar e repensar todos os dias que somos todos iguais.
Sensível, cativante, emocionante, imprevisível esses são os adjetivos que encontro para traduzir a obra desse irlandês John Boyne, tanto a obra cinematográfica quanto a literária conseguem transmitir a mensagem de uma forma sutil e nem um pouco agressiva, nem preciso dizer que logo após ler e assistir fiquei apaixonada e deslumbrada pela obra.
Com isso chegamos ao fim da resenha, espero que esse pequeno resumo tenha servido para atiçar a curiosidade de vocês leitores do Web Teen, então eu fico por aqui e até a próxima.
Beijos....

A autora: Janaína Ajala

13 comentários:

  1. Não sei porque, mas sempre tive um pé atrás com esse livro, e nem sabia que tinha o filme...

    São tantos os elogios que ouço dele que eu meio que fiquei na curiosidade pra ler.. e depois da sua resenha então.. vi que a história é completamente diferente do que eu imaginava (na verdade eu nem sei o que eu imaginava, só não tinha ido com a cara desse livro.. hehe)

    Bom, é isso.. mudei minha opinião sobre ele...

    Beijos
    Lika
    www.fernandameireles.com

    ResponderExcluir
  2. Sou doido para ler esse livro, quero muito mesmo, mas é caro :/ Todo mundo fala que ele é lindo, e realmente deve ser, pois retrata o triste cenário relacionado com a 2 Guerra. Eu gosto muito de livros que exploram esse tema. Em relação ao filme, so vou assistir depois de ter lido o livro. Gostei muito do post.

    Abraços
    http://entrepaginasdelivros.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. Eu preciso ler o livro, tenho ele a um tempo mas falta tempo pra chegar nele...o filme todos falam bem mesmo.
    É...alemanhã é complicado, meu avó era de lá...senão me engano.

    ResponderExcluir
  4. Eu sou louca pra ler o livro e ver o filme.
    Não tive a oportunidade ainda...
    A história é linda e tocante...
    Bela resenha do filme.
    Bruna - Livros de Cabeceira

    ResponderExcluir
  5. O filme é muito bom, o livro mais ainda. Não tem como não gostar, não se emocionar e chorar. Boa resenha, parabéns.

    ResponderExcluir
  6. Ainda nao assisti a esse filme, mas tenho vontade! Quem sabe agora em julho? hehe!
    Beijao, adorei a resenha!

    ResponderExcluir
  7. muitoo tristii o fiilme.. !!

    ResponderExcluir
  8. e legal este livro e o filme melhor ainda

    ResponderExcluir
  9. leegaaal.. aa auuttora eeh feeia de duuuee néeh.. kkkkkk' aain quue hoorror

    ResponderExcluir
  10. e uma historia marcante mesmo,principalmente o final,porque ele nos ensina a fazer sempre o bem ao proximo sem discriminaçao,para que nao aconteça nada com a gente,como aconteceu com o pai de Bruno,vcs conseguem imaginar o arrependimento de que ele deve ter sentido com o que aconteceu ao seu filho?

    ResponderExcluir
  11. Realmente, o filme é excelente!! A lição que ele nos dá é melhor ainda, pois nos mostra uma fria e terrível realidade que até hoje afeta a população judia.

    Adorei sua resenha.

    Amanda - Alagoas.

    ResponderExcluir
  12. eu quis um resumo nao o filme inteiro

    ResponderExcluir